A Federação Espanhola anunciou nesta segunda-feira que Luis Enrique, ex-técnico do Barcelona, será o novo treinador da Seleção Espanhola. Depois de um ano sabático, Luis Enrique assume a Espanha até 2020, ou seja, até a próxima Eurocopa.

Depois de conquistar 9 títulos dos 13 possíveis em três temporadas como treinador do Barcelona, ele chega com a missão de fazer a Espanha reencontrar o melhor futebol. Depois das eliminações nas duas últimas Copa do Mundo e na Euro de 2016, a Seleção precisa por um processo de transição não só quanto aos jogadores, mas principalmente quanto ao estilo de jogo.

Luis Enrique nunca escondeu que seu desejo era um dia treinar a Seleção Espanhola. A Federação acredita que ele é o nome ideal para levar o novo projeto. Sua experiência em um vestiário com grandes jogadores e em competições europeias, além dos títulos é claro, são o cartão de visita de Luis Enrique. Além disso, ele conseguiu fazer o Barcelona se adaptar a um novo estilo de jogo após os anos de gloria com o tiki-taka, exatamente o que a Espanha está buscando.

Desde que deixou o Barcelona, no final da temporada 2016-17, Luis Enrique não treinou nenhuma outra equipe. De acordo com a Federação Espanhola, ele contava com outras ofertas, mas preferiu optar pela Seleção.

O novo técnico da Espanha vai dar sua primeira lista de convocados no dia 31 de agosto. Será quando Luis Enrique vai escolher os 23 jogadores que vão estrear na Nations League. O torneio começa no dia 8 de setembro para a Espanha, na partida contra a Inglaterra.

Números de Luis Enrique como técnico

  • Barça B – 124 jogos, 59 vitórias, 40 empates e 25 derrotas
  • Roma – 42 jogos, 17 vitórias, 9 empates e 16 derrotas
  • Celta de Vigo – 40 jogos, 15 vitórias, 7 empates e 18 derrotas
  • Barcelona – 181 jogos, 138 vitórias, 22 empates e 21 derrotas
COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.