O Brasil e o Barcelona possuem, e não é de hoje, uma boa relação. Em diferentes épocas, os culés sempre contaram com um ou mais brasileiros entre seus jogadores. O último a chegar foi um daqueles que promete entrar para a história. Neymar é o brasileiro de número 30 a vestir a camisa do Barcelona, pelos meus cálculos. Para alguns o cálculo final é de 33 pois conta jogadores que passaram rapidamente pelo clube (D’Marcellus Machado, Marcelo Anderson da Silva e Tiago Calvano), e para outros de 24 (caso do site do próprio clube), pois não contam os que nunca jogaram uma partida oficial. Eu fico com 30! Neymar chegou agora, mas quem foram os outros? O Efeito Fúria lista todos eles pra vocês!

 

Brasileiros que vestiram a camisa do Barcelona

 

Fausto Dos Santos (1931-32)

fausto
Conhecido como a “Maravilha Negra”, Fausto foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Barcelona. Jogou 30 partidas, todas amistosas, já que naquela época os jogadores estrangeiros não podiam disputar partidas oficiais, e marcou 3 gols. Jogou a Copa do Mundo de 1930.

 

Jaguaré (1931- 32)

jaguaré
O goleiro Jaguaré Bezerra de Vasconcelos defendeu o Barcelona em 16 partidas, todas amistosas. O meta esteve no Barcelona durante o mesmo período que Fausto.

 

Lucídio Batista (1947-49)

lucidio-Baptista
Foi o primeiro jogador brasileiro a defender as cores do Barcelona em um partida oficial. Batista esteve presente em 6 jogos e marcou 1 gol.

 

Evaristo de Macedo (1957-62)

evaristo
Evaristo chegou à Espanha em em 1957. Deste ano até 1962 defendeu as cores do Barcelona, marcando 173 gols. Em 62 deixou o Barcelona e foi para o Real Madrid. Ficou no clube blanco até 1965.

 

Walter Machado da Silva (1966-67)

walter
O brasileiro foi a primeira contratação dos culés após a abertura do futebol espanhol para o mercado estrangeiro, coisa que foi proibida durante alguns anos na Espanha. O jogador ficou conhecido como “o chofer de Llaudet” após as declarações do presidente do clube dizendo que se ele não pudesse jogar seria seu chofer. Walter disputou 14 amistosos com a camisa do Barça.

 

Mario Marinho (1974-76)

marinho
Jogou 37 vezes e marcou 6 gols. Marinho esteve na seleção brasileira eliminada da Copa de 74 pela Holanda.

 

‘Bio’ (1978-79)

bio
Silvio ‘Bio’ Modesto marcou 7 gols com a camisa do Barcelona em 25 jogos.

 

Roberto Dinamite (1980)

dinamite-barcelona
O técnico do Barcelona na época, Helenio Herrera, não acreditou em Dinamite e o jogador fez apenas 10 partidas com o Barça e marcou 3 vezes. Se o Kaká foi a grande decepção brasileira do Real Madrid, Dinamite foi a do Barcelona.

 

Cléo (1982)

cleo
Cléo Inácio Hickmann chegou ao Barça vindo do Inter de Porto Alegre. No clube culé jogou apenas um amistoso.

 

Aloísio Pires (1988-90)

aloisio
Aloísio foi outro jogador que chegou do Inter para o Barcelona. Ele foi o primeiro estrangeiro contratado por Johan Cruyff.

 

Romário (1993-95)

romario
O Baixinho chegou ao Barça procedente do PSV. Começou sua trajetória no Barça marcando 14 gols nos primeiros 8 jogos. Na primeira temporada completa no clube marcou 30 gols no Campeonato Espanhol. Depois da Copa de 1994, Romário voltou “diferente” e retornou ao futebol brasileiro. Com a camisa do Barça fez 53 gols em 84 partidas.

 

Giovanni Silva (1996-99)

giovanni
Com Bobby Robson jogava, mas com a chegada de Van Gaal perdeu espaço e se desentendeu com o treinador. Ganhou duas Liga, duas Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha com o Barça.

 

Ronaldo Nazário (1996- 97)

ronaldo
Assim como Romário, Ronaldo chegou ao Barcelona vindo do PSV. Até a chegada de Messi, o Fenômeno foi o maior artilheiro do Barcelona em uma única edição da Liga, com 34 gols e 34 jogos. O Barça não chegou a um acordo com o agente do jogador e Ronaldo deixou o Barça com 47 gol em 57 jogos.

 

Sonny Anderson (1997-99)

sony-anderson
Nos dos anos de Barça, Sony marcou 16 gols em 47 jogos e conquistou duas Ligas, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

 

Rivaldo (1997-02)

rivaldo
Rivaldo fez história no Barcelona. Foi o brasileiro que mais vezes jogou pelo time culé, 253 vezes, até perder o posto para Dani Alves em 2013, e o segundo máximo goleador brasileiro com 136 gols. Foi no Barça que Rivaldo conquistou a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo de 1999.

 

Fábio Rochemback (2001-03)

rochemback
Robhemback vestiu a camisa do Barça em uma das piores épocas do clube. Durou pouco e não brilhou

 

Geovanni Deiberson (2001-02)

geovani
Com Geovani passou o mesmo que com Rochemback.

 

Thiago Motta (2000-07)

motta
Motta foi o primeiro brasileiro a integrar a Masia. Thiago foi contratado em 1999, com apenas 17 anos, e por sua idade, foi colocado no Barcelona B. Em 2001 estreou pelo time principal. Conquistou a Liga dos Campeões de 2006, além de outros títulos com o Barça jogou 139 partida e marcou 9 gols.

 

Ronaldinho Gaúcho (2003-08)

ronaldinho
Sem dúvida Ronaldinho briga com Rivaldo para ser o brasileiro mais adorado pelos culés, acho até que ele ganha. A contratação do brasileiro colocou o Barcelona em outro patamar. Ele é tido como um dos principais responsáveis pela explosão global do clube. Ronaldinho jogou 250 partidas com o Barcelona, marcou 110 vezes e conquistou: duas Ligas, uma Champions e duas Supercopas da Espanha.

 

Edmilson (2004-08)

edmilson
Apesar de conquistar Liga e Champions e fazer boas temporadas, Edmilson não quis renovar seu contrato com o Barça.

 

Silvio Mendes ‘Silvinho’ (2004-09)

silvinho
Silvinho é um dos únicos brasileiros a ser tricampeão espanhol e bi da Champions League.

 

Juliano Belletti (2004-07)

beletti
Beletti é, até hoje, recordado pelos torcedores do Barcelona pelo gol na final da Liga dos Campeões de 2006. Não foi uma super-estrela, mas deixou sua digital no clube.

 

Henrique (2008)

henrique
Henrique Adriano atou muito poupo pelo Barcelona em apenas uma temporada.

 

Keirrison (2008)

keirrison
Foi contratado mas não chegou a jogar uma partida pelo Barcelona.

 

Dani Alves (2008…)

dani-alves
Dani Alves saiu do Sevilla para o Barcelona em 2008. É o brasieiro que mais vezes vestiu a camiseta do Barça, mais de 300 jogos. Com Evaristo, é considerado uma das contratações mais rentáveis do clube. Fez parte do Barça campeão de tudo na Era Guardiola.

 

Maxwell (2009-12)

maxwell
Jogou 89 vezes com a camisa culé até que foi vendido para o PSG.

 

Thiago Alcântara (2009-13)

thiago
O filho mais velho do ex-jogador Mazinho foi criado na La Masia do Barcelona. Jogou nas categorias de base do clube e atuou também pelo time principal, até deixar o Barcelona pelo Bayern de Munique. Apesar de jogar com a seleção espanhola, Thiago também é brasileiro.

 

Adriano Correia (2010…)

adriano
Adriano é um dos reservas de luxo do Barcelona, tem mais de 100 partidas com o clube e uma série de títulos.

 

Rafinha Alcântara (2011…)

rafinha
O filho mais novo do ex-jogador Mazinho. Diferente do irmão, optou pela seleção brasileira. Também é cria da Masia e, depois de uma temporada emprestado ao Celta, voltou ao Barcelona e está no time principal.

 

Neymar (2013…)

neymar
Neymar foi a maior contratação de um brasileiro feita pelo Barcelona. Chegou para ajudar Messi e os dois já se tornaram daquelas duplas de ataque difíceis de esquecer. Neymar pode bater todos os recordes de um brasileiro no Barcelona.

 

COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

6 Comentários

  1. Falta o Douglas e se é para falar de naturalizado esqueceu do Deco também.

  2. Muito interessante esses dados, a respeito dos brasileiros que jogaram no Barcelona. Não sabia desses dados completos. Ajuda do Boelker e Franklin? Abraços.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here