No inicio da temporada Zinedine Zidane foi anunciado como treinador do Real Madrid Castilla, o time B do Real Madrid. O ex-jogador deixou o posto de segundo treinador de Carlo Ancelotti no time principal e assumir, a árdua tarfea, de comandar o time B na terceira divisão do Campeonato Espanhol após o rebaixamento para tal categoria. A notícia foi festejada no clube e pelos que acompanham a carreira de Zizou como treinador. Mas parece que a continuação da história de Zidane nos bancos terá que ser adiada.

 

A Real Federação Espanhola de Futebol, como adiantou o portal Vavel, quer inabilitar Zidane por três mês já que o ex-jogador assumiu o comando de um clube sem contar com uma titulação. Com a confirmação desta punição, o Real Madrid contará com 10 diz para apresentar as alegações correspondentes ao caso que serão anexadas à proposta de inabilitação que será enviada ao Juiz de Competição da RFEF. Sendo assim, a decisão sobre o caso deveria sair entre os dias 22 e 23 de outubro.

 

Tudo começou porque a Federação recebeu uma denúncia vinda de Miguel Galán, representante dos treinadores espanhóis, comunicando que Zidane estava exercendo o cargo de treinador sem ter o nível 3 de titulação, exigido pela RFEF. Atualmente o francês conta com a Licença A da UEFA, o que corresponde ao Nível 2. Para entender melhor essa história de níveis, explico. Para ser treinador na Espanha qualquer profissional precisa ter o Nível 1, para treinar categorias de base até juvenis; Nível 2, para treinar categorias regionais; e Nível 3, para treinar na terceira, segunda e primeira divisão. Para cumprir os três níveis, um futuro treinador pode demorar até seis anos. No caso dos ex-jogadores, a RFEF faz uma exceção. Aqueles que jogaram oito anos na primeira divisão ou representaram a seleção espanhola pelo menos 5 vezes podem conseguir cada nível de formação em quatro semanas teóricas e seis meses de práticas.

 

Como Zidane é francês, por lá os ex-jogadores profissionais podem conseguir o título de treinador em menos de três anos. Zidane começou o curso em 2012 e está esperando que a Federação Francesa aprove as 360 horas de prática obrigatórias para conseguir o nível 3 de titulação.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.