Apesar de seu uma das atuais potências do futebol masculino, a categoria feminina do esporte ainda engatinha por aqui. A Espanha nunca jogou uma Copa do Mundo de Futebol Feminino e luta para estar no Mundial de 2015, no Canadá.

 

Sua principal estrela, tida como a melhor jogadora de futebol da história da Espanha é Vero Boquete. Natural de Santiago de Compostela, a jogadora este no time que conquistou a Eurocopa Feminina Sub-19 de 2004 – o principal título da seleção feminina da Espanha. Além de ser admirada por aqui, Vero é a jogadora espanhola mais reconhecida fora do país.

 

Verónica Boquete começou jogando futebol nas categorias de base do Xuventú Aguiño de Riveira (La Coruña) com 14 anos. Estreou na Superliga (Liga Nacional de Futebol Feminino da Espanha) aos 18 anos com o Prainsa Zaragoza. De 2008 a 2010 defendeu o Real Club Deportivo Español Femenino e foi vice-campeã da Liga e conquistou duas Copas da Rainha. A história de Vero fora da Espanha começou em 2010, quando foi jogar nos Estados Unidos. Foram diferentes clubes e várias temporadas no futebol norte-americano, até que em 2011, a jogadora voltou à Europa. Primeiro foi atuar na Liga Russa e, em seguida se mudou para a Suécia. Esteve duas temporada no Tyresö FF de Damallsvenskan, onde dividiu vestiário com a brasileira Marta. Em 2012 conquistou seu primeiro campeonato nacional da Suécia.

 

A Espanha conta com Vero para chegar à sua primeira Copa e, talvez, conquistar uma vaga para as Olimpíadas do Rio, em 2016.

 

COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.