A UEFA fará o sorteio dos grupos das eliminatórias para a Eurocopa 2016 no domingo, às 8h (horário de Brasília). Saiba como será o sorteio e que seleções poderão se enfrentar para conseguir uma vaga na Euro 2016, na França.

 

Quem participa?

As 53 seleções estarão divididas em 6 potes que formarão os 9 grupos que se enfrentarão todos contra todos para uma vaga na Euro 2016. Por motivos políticos, a UEFA estabeleceu algumas restrições e determinadas seleções não poderão se enfrentar. É o caso do Azerbaijão que não poderá estar no grupo da Arménia e da Espanha que não jogará com Gibraltar. Por motivos televisivos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda terão de fazer parte de grupos formados por seis seleções.

 

Como estão divididos os potes?

As seleções foram divididas em 6 potes de acordo com seu coeficiente na UEFA, que leva em consideração os resultados das qualificações e fases finais do Campeonato do Mundo de 2010 e o Eurocopa 2012, bem como a qualificação do Mundial 2014. Os potes são estes:

  • Pote 1: Espanha (campeã), Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Rússia, Bósnia e Herzegovina
  • Pote 2: Ucrânia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, República Checa, Hungria, República da Irlanda
  • Pote 3: Sérvia, Turquia, Eslovénia, Israel, Noruega, Eslováquia, Romênia, Áustria, Polônia
  • Pote 4: Montenegro, Arménia, Escócia, Finlândia, Letônia, País de Gales, Bulgária, Estônia, Bielorrússia
  • Pote 5: Islândia, Irlanda do Norte, Albânia, Lituânia, República da Moldávia, Antiga República Iugoslava da Macedónia, Azerbaijão, Geórgia, Chipre
  • Pote 6: Luxemburgo, Cazaquistão, Liechtenstein, Ilhas Faroé, Malta, Andorra, San Marino, Gibraltar

 

Como serão as eliminatórias para a Euro 2016?

A fase de classificação contará com nove grupos de cinco ou seis equipes, que disputam jogos em casa e fora. Os nove vencedores dos grupos, os nove segundos colocados e o terceiro melhor classificado vão diretamente para a Eurocopa. Os restantes oito terceiros classificados disputam um “play-off” para determinar os últimos quatro classificados para a fase final com 24 equipes.

 

Bom, é ficar de olho para ver com quem a Fúria vai cair e torcer para as melhores seleções da Europa estarem da Eurocopa 2016 🙂

 

COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.