A FIFA divulgou hoje as regras para o sorteio da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá nesta sexta, lá em Salvador. A novidade é que as nove seleções europeias, que não estão no pote 1 (Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça), foram agrupadas em um único pote, com 9 equipes. Na sexta, será sorteada a seleção que passará deste pote para o outro que ficou com sete seleções. Esta lambança toda aconteceu porque a França, de acordo com o Ranking da FIFA de outubro (o que definiu os cabeças de chave) estaria no último pote. Os franceses bateram o pé e a FIFA determinou a nova regra.

Potes para o sorteio da Copa 2014

  • 1º Pote (cabeças de chave): Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça.
  • 2º Pote (Africanos e outros Sul-Americanos): Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador.
  • 3º Pote (Asiáticos e Concacaf): Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos.
  • 4ºPote (Europeus): Bósnia, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia – un destes irá a pote 2

Com tudo isso, a Espanha poderá cair em um grupo da morte que teria: um Sul-Americano (Chile/Equador), um representante forte (Estados Unidos/México/Japão) e um europeu (Itália/Holanda/Inglaterra/França). Imaginem um grupo com: Espanha, Holanda, Itália e Chile? É, imagina na Copa!

COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.