Como precursores do futebol, os ingleses foram responsáveis pela “criação” das primeiras competições do esporte. Enquanto nos demais países europeus o futebol engatinhava, os ingleses já jogavam seu campeonato de liga (onde todos os times jogavam contra todos) na temporada de 1888-1889. Nesta época o esporte era amador em terras espanholas. Só passados os 1920, depois do começo de uma seleção nacional, que os clubes do país passaram a pensar em uma liga.

Chegar a um acordo em um país com tantas diferenças não é fácil. A criação do Campeonato Espanhol foi discutida intensamente. Um dos grupos responsáveis pela organização da competição pensava que só deveriam participar da Liga os clube que tivessem ganha, pelo menos uma vez, a Copa (Copa do Rei que começou em 1903). Ou seja, apenas Barcelona, Athletic de Bilbao, Real Madrid, Real Sociedad, Arenas de Guecho e Real Unión de Irún jogariam a Liga. O outro grupo considerava que todos os times que tivessem jogado a Copa alguma vez poderiam participar do primeiro Campeonato Espanhol. Finalmente não se conseguiu um acordo e os dois grupos resolveram realizar a sua Liga.

Acordo por um Campeonato Espanhol único

Por isso, na época a Espanha teve dos Campeonatos de Futebol: um “minimalista” (com os campeões acima) e uma “maximalista” com: Atlético de Madrid, Celta, Espanyol, Iberia, Murcia, Racing de Santander, Sevilla, Sporting e Valencia. Nenhuma das duas ligas terminou e os dois grupos resolveram unificar as ligas em um único Campeonato Espanhol.

Barcelona foi o primeiro campeão espanhol em 1929
Barcelona, o primeiro Campeão Espanhol

No primeiro Campeonato Espanhol estiveram

  • Barcelona, Athletic de Bilbao, Real Madrid, Real Sociedad, Arenas de Guecho e Real Unión de Irún (os seis campeões da Copa),
  • mais Espanyol, Europa de Barcelona e Atlético de Madrid (que habíam disputado a final de Copa),
  • e ainda um time que saiu de um torneio eliminatório que, no caso, foi o Racing de Santander.

Assim, uma semana depois da final da Copa, no dia 10 de fevereiro de 1929 começou a Liga Espanhola. O campeonato durou quatro meses e meio e o campeão somou 25 pontos. O primeiro campeão espanhol da história foi o Barcelona e o segundo foi o Real Madrid.

COMPARTIR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.