Da temporada 2004/05 até a temporada passada, apenas um clube conseguiu quebrar a regra e deixar Barcelona e Real Madrid para na disputa pelo título espanhol. O Atlético de Madrid, que levantou a taça de campeão da La Liga em 2013/14, foi o único capaz de tirar o título das mãos dos maiores campeões da história do futebol espanhol. A hegemonia culé, que neste tempo conquistou 8 títulos espanhóis, e a força merengue, que conquistou outros três no mesmo período, transformou a la Liga em um campeonato de dois clubes. Apesar de Barcelona e Real Madrid ficarem com a maioria dos títulos, o Campeonato Espanhol parece estar mais disputado, principalmente neste início de temporada.

Ao final da oitava rodada, seis clubes estão separados por apenas três pontos no topo da tabela. O Atlético de Madrid, que goleou o Granada por 7×1, segue na liderança do Espanhol. O time de Simeone tem 18 pontos (5 vitórias e 3 empates) e apenas 3 gols sofridos. O saldo de gols permite que o Atlético siga na frente do eterno rival na tabela de classificação.

Com o mesmo número de pontos, mas com 22 gols marcados e 8 sofridos, o Real Madrid é o segundo da La Liga. O time de Zidane se recuperou na última rodada e, depois de três empates consecutivos, conseguiu vencer no campeonato. O Real goleou o Betis por 6×1 jogando fora de casa.

O terceiro colocado segue sendo o Sevilla. O time de Sampaoli venceu o Leganés no sábado e chegou aos 17 pontos neste campeonato nacional. O time tem 5 vitórias, 2 empates e uma derrota menos que o Barcelona. Por isso, está um ponto à frente dos culés.

O quarto colocado é o Barcelona. São 16 pontos em 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O time de Luis Enrique venceu o Deportivo por 4×0 neste fim de semana, mas viu outro time igualar seu número de pontos.

O Villarreal, de Pato, tem o mesmo número de pontos que o Barcelona, 16. O time é um dos três, junto com Atlético e Real Madrid, que ainda não perdeu neste Espanhol. Depois de fazer 5×0 no Celta de Vigo, o time chegou às quatro vitórias e quatro empates no campeonato nacional. Colado nos cinco primeiro está o Athletic Club de Bilbao, que venceu o derbi basco, e é sexto com 15 pontos.

Pode ser que o título seja disputado, como tem sido, por Barcelona e Real Madrid no final da temporada. Porém, neste início não podemos negar que o campeonato Espanhol 2016/17 está, no mínimo, interessante.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde! Sou um grande fã do site, não comento, mas sempre estou lendo as matérias. Sou apaixonado por muita das matérias, principalmente a dos estádios, em especial os da Inglaterra. Em relação ao campeonato espanhol, tem bons times, vide as campanhas nos torneios europeus. Mas na La Liga, na minha visão, a péssima divisão de dinheiro entre os times vem criando um abismo muito grande no campeonato nacional. Tomará que esse ano a briga seja apertada!!

DEIXE UMA RESPOSTA