Desde que se tornou um esporte de massas, o futebol tem uma relação direta com a história dos país onde é praticado. Em locais onde o esporte é praticamente uma religião, essa relação é sentida mais profundamente e tanto as decisões políticas como os vícios da sociedade refletem diretamente no futebol que ali. A dica de leitura do Efeito Fúria é de um livro que trata de história, política e futebol.

 

Terminei de ler o livro já faz algum tempo. Mas sabe quando você termina de ler ago e precisa de um tempo para processar tudo? Pois bem, depois de alguns dias ou meses, já nem sei, vou escrever sobre um dos livros mais interessantes sobre futebol que li nos últimos tempos: Futbolistas de Izquierdas.

Livro sobre futebol e política

Sim, a capa é com Sócrates, com uma boina à la Che Guevarra e com os olhos censurados. E sim, peguei o livro na mão porque me chamou muita atenção. Afinal, não é sempre que você entra em uma livraria espanhola e dá de cara com um livro com Sócrates na capa. Comecei a ler sem muita expectativa, encontrar a forma de contar uma história atraente envolvendo política e futebol não é fácil, pensei que estava a ponte de começar mais um livro destes pesados e pouco entretidos. Pues justamente o contrário.

Livro sobre futebol e política

Sempre com um olhar esquerdista, o livro vai contando pequenas e grande histórias que envolver – direta ou indiretamente – o futebol. Algumas contam com protagonistas únicos, como é o caso de Sócrates ou de Lucarelli, do Livorno. Outras são de grupos de jogadores, e jornalistas esportivos, que se viram obrigados a se esconder, fugir e lutar contra ditaduras, como da Copa do Mundo de 78 em plena ditadura de Videla, na Argentina.

Livro sobre futebol e política

Futbolistas de IzquierdaEntre fatos conhecidos e desconhecidos, o autor Quique Peinado vai contando momentos da história de cada país, de diferentes clubes. Situações que interferiram diretamente na trajetória de jogadores, times, cidades e países.

 

Futbolistas de Izquierda é um livro interessante para quem gosta de futebol e se interessa por história. A pena é que, por enquanto, só está em espanhol. Mas se você entender, vale a pena ler. O blog do livro é este Futbolistas de Izquierdas.

 

COMPARTILHAR
Jornalista, gaúcha e apaixonada por futebol espanhol. Em Madrid desde 2011, edita o Efeito Fúria especialmente para os loucos por futebol espanhol que querem acompanhar tudo que acontece na Espanha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA